( Acesse aqui a íntegra do artigo: Unesp atinge recorde de produtividade tecnológica em 2018 )

ano de 2018 marcou mais um recorde da produtividade tecnológica da UNESP. A Agência Unesp Inovação (AUIN), setor responsável pela proteção intelectual e incentivo à inovação na Universidade, fechou o ano de 2018 com aumento expressivo em dois de seus indicadores: número de patentes e número de softwares registrados.

A Agência encerrou o último ano com 51 pedidos de patentes depositados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão federal responsável pelos registros, e no exterior. O resultado é o maior já alcançado pela universidade.

Esse número também representa um aumento de 132% em relação à média anual de patentes depositadas pela Universidade nos últimos 10 anos. O resultado é ainda mais expressivo se comparado às outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras: segundo dados da Pesquisa FORTEC de Inovação – Ano Base 2017, realizada pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), a média de depósitos de pedidos de patente por ICT é de 10,4 pedidos.

Outro fato que contribuiu para o avanço na tramitação e análise das tecnologias foi uma reformulação dos processos internos da área de PI, bem como a implantação de uma nova plataforma online de gestão de processos em inovação, realizado em parceria com a empresa de tecnologia Zheep