Por que Gerenciar Operações?

  • Para identificar, documentar e publicar todas as práticas e os conhecimentos relevantes do negócio, que até então estavam apenas sob o domínio dos fundadores do empreendimento.
  • Para definir o “modus operandi” do empreendimento, permitindo a comparação com concorrentes e a melhoria continuada das práticas do negócio.
  • Para prover conteúdo para a sistematização e a automação destas práticas, incrementando a produtividade do negócio.

Gerenciamos as operações para maximizar o valor do negócio

  • A construção do valor do negócio é realizada através da gestão eficaz do seu portfólio de programas, projetos e processos.
  • Os programas e projetos atenderão as metas temporárias (curto, médio e longo prazo) da empresa, enquanto os processos atenderão as metas operacionais diárias.
  • É na conjunção e no balanceamento dos projetos e processos que as organizações poderão maximizar o valor do seu negócio.

Operações = Processos + Projetos

  • Utilizamos projetos para mapear, redesenhar e implantar processos, e utilizamos processos para desenvolver e gerenciar projetos. 
  • A implantação de um EPP – Escritório de Projetos e Processos (ou PPMO – Project and Process Management Office) tem como principal objetivo incorporar uma estrutura de excelência na gestão corporativa, promovendo uma visão unificada, mais abrangente, consolidada e integrada do valor do negócio e das ações necessárias para incrementar esse valor.
  • Consiste na junção de dois conceitos: Escritório de Processos (BPMO – Business Process Management Office) e Escritório de Projetos (PMO – Project Management Office).

Por onde começar?

Um caminho bem prático é iniciar pelo Business Model Canvas, identificando os processos e seus relacionamentos.

Veja mais detalhes nesta apresentação.